quinta-feira, 10 de março de 2016

A QUESTÃO DO ESGOTO

     Que o saneamento básico no Brasil é de uma deficiência sem igual,disso não temos dúvida. Mas aqui nesta postagem falaremos um pouco da questão do esgoto.

     Na edição de 7 de março da Folha de São Paulo,o repórter Fabrício Lobel faz um informe sobre um fato que creio,a maioria não havia atentado: os lixos descartados nas redes de esgoto. E isso não é uma exclusividade tupiniqui,como veremos mais adiante.

      Camisetas,rádio,madeiras,papel,absorvente íntimo,e até jaquetas de couro e um macaco hidráulico,tudo na região metropolitana de São Paulo. Segundo um gerente de manutenção da Sabesp,há pessoas que abrem os bueiros pra fazer o descarte desses materiais e alerta que há um sério risco de refluxo para os imóveis,por meio da própria rede de esgoto. Ainda segundo a reportagem,no último anos todo esse tipo de lixo encontrado nas tubulações encheram mais de 5.000 caçambas e o agravante é que tudo isso pode causar total bloqueio no sistema.

      Outro fator grave e que quase ninguém dá atenção é algo corriqueiro que acontecem em quase todos os lares: o descarte do óleo de cozinha no sistema de esgoto. Nas aulas de Química do Ensino Médio,já aprendemos que água e óleo não se misturam. Assim,quando descartamos o óleo usado,ele se acumula no interior do encanamento,formando blocos de gordura,misturando-se a outros objetos já descartados. Nas ruas da capital,onde há alta concentração de restaurantes,a desobstrução das tubulações tem de ser feita a cada 3 meses.

        Falta de ética? Sim. De Educação? Sem dúvida...mas antes que algum daqueles que adoram difamar os brasileiros,dizendo que estes são os povos mais mal-educados da Terra,é melhor dobrar a língua e se sentar: o problema é mundial...Em Londres,tida como cidade de "Primeiro mundo e tralálá" foi encontrado em 2013,um "coágulo" de 10 t de gordura. Do tamanho de um ônibus de 2 andares.foi chamado de fatberg(iceberg de gordura). Após o ocorrido,a empresa de saneamento local resolveu investir em informação aos londrinos sobre como descartar corretamente o óleo usado em postos autorizados. Em São Paulo também existem alguns postos desse tipo(bem menos que em Londres),mas...

        Que devemos exigir Educação de Qualidade para nossas crianças,isto é fato inegável. Mas devemos também educar nossas crianças para serem cidadãs cônscias de seus direitos e como cuidar do ambiente em que vivem,seja em casa,na rua ou em qualquer lugar. Eis o primeiro passo. Os outros virão consequentemente...

2 comentários:

  1. Os primeiros passos veem de casa isso é fato!!!
    Não adianta ficarmos reclamando e colocando a culpa nos políticos, sendo que, também temos que fazer nossa parte, como meu caro amigo postou: "devemos também educar nossas crianças para serem cidadãs"
    Pura Realidade!!

    ResponderExcluir