A saúde financeira da Rede Globo
A toda poderosa rede de televisão e mídia Rede Globo está doente e agonizando em virtude de uma dívida que chega a $ 2,49 bilhões de dólares sendo que 36% dessa dívida em moeda estrangeira tal como o EURO e dólar. Para você leitor sedento de verdade será explicado em longas linhas como que a toda poderosa emissora está doente das finanças.
O Começo
A globo foi criada em 1965, um ano após o sangrento golpe militar no Brasil, o então Sr Roberto Marinho que trabalhava como jornalista e sócio do jornal “A Noite” recebeu uma ajuda e tanto do grupo norte Americano Time Life. Esta ajuda de milhões de dólares foi desaprovada pelo senado (Que ainda tinha alguma liberdade, consentida é verdade) e ao se abrir um inquérito para abertura de CPI veio à bomba maior da Ditadura o Ato Institucional Número 5, o famoso A. I 5 , com isso o processo foi arquivado e vários deputados e senadores foram cassados inclusive o relator da CPI na época. Estava pronto com isso o plano de fazer o Brasil parecer um sonho e um paradigma de desenvolvimento, o governo financiou a colocação de antenas de transmissão e retransmissão em pontos estratégicos do país tais como sudeste (Rio e São Paulo), Nordeste (Bahia, Ceará) Norte (Manaus) e região sul (Rio grande do Sul), vale ressalta que no nordeste a ajuda de ACM foi primordial para tal feito.
Agora só faltava a nova emissora apelidada de rede Globo, fazer do povo gato e sapato, fazer o povo acreditar que o Brasil era tudo uma maravilha onde não existia violência (Em quanto centenas de estudantes eram mortos e torturados nos DOI CODIs ) e onde crescíamos a passos largos rumo ao 1º Mundo. Com isso foi fechado o primeiro Plano dos militares e do Capital internacional.
Agora só faltava a nova emissora apelidada de rede Globo, fazer do povo gato e sapato, fazer o povo acreditar que o Brasil era tudo uma maravilha onde não existia violência (Em quanto centenas de estudantes eram mortos e torturados nos DOI CODIs ) e onde crescíamos a passos largos rumo ao 1º Mundo. Com isso foi fechado o primeiro Plano dos militares e do Capital internacional.
O meio
A Globo se tratou de fazer com que o povo ficasse hipnotizada e para isso contratou uma equipe de pesquisadores nacionais e estrangeiros em mensagens subliminares, isso mesmo mensagem subliminar, o esperto do Roberto Marinho tinha a idéia doente de fazer com que o nome Rede Globo ficasse marcado no sub-consciente da pessoa e isso ele conseguiu. Após dois anos de pesquisas cientistas descobriram um som onde, este entrava pela mente humana e fazia-o ficar incomparável, ou seja, fazia que o indivíduo mesmo dormindo pudesse associar o som a Rede Globo, e qual era esse som? Isso mesmo o famoso PLIM-PLIM, com isso, o mesmo sinal era divulgado a toda hora em todos os comerciais de TV da emissora. Logo a rede Globo em pouco tempo seria a emissora mais lembrada e assistida do país.
O Fim
Nos anos de 1987-89 a Rede Globo incorporou a sua contabilidade uma dívida de mais de 9,90 bilhões de cruzeiros e com o lançamento do Real esta dívida foi reduzida a 1,5 bilhões de reais , redução essa favorecida pelo Plano real que no início era mais forte que o dólar,com o passar dos anos a ambição da família Marinho foi aguçada com a possibilidade de uma grande rede de TV a Cabo mas para isso era preciso criar uma holding para captar recursos externos e financiamentos em bancos públicos e privados.A mesma foi criada na década de 90, Globo Par, e com um absurdo financiamento do BNDES adquiriu ações de estatais privatizadas como Embratel. Com isso a Rede globo Teria caminho aberto para sua consolidação no ramo de TV por assinatura no Brasil a começar pelo Rio de Janeiro. O fim deste e outros empreendimentos acontece com a morte do Mentor da empresa o Sr.Roberto Marinho.
A criação da TV fechada. A verdade sobre a NET
Com a criação da GloboPar estava dando início a holding do Grupo Globo S/A. Esta mesma empresa do Grupo deveria captar recursos, como dito anteriormente, em bancos públicos e privados, bem como financiar, com recursos próprios, candidatos que ajudariam a Globo para implantação de um sistema de TV fechada no Brasil via cabo. O mesmo começa com o plano de espalhar este sistema fechado por todo o Rio de Janeiro e depois pelo Brasil afora. Na cidade maravilhosa a Globo encontrava barreiras para tal feito já que uma grande soma em dinheiro seria necessária para espalhar cabos óticos com a programação de TV fechada, vale lembrar que a Rede Globo já tinha negociado um ano antes do lançamento da NET um inescrupuloso contrato de exclusividade da transmissão do Campeonato Carioca de futebol bem como o Campeonato nacional com a vendida CBF, esta detinha um contrato de mais de cinco com a ESPN Brasil (Braço brasileiro da ESPN International) para transmissão dos campeonatos acima citados, de uma hora para outra a ESPN Brasil tinha seu contrato rompido sob a alegação de prejuízo para a entidade, CBF, o que era uma grande mentira já que um ano antes a CBF tinha aumentado as cotas de transmissão e a mesma foi paga em parcelas suaves no decorrer do ano. O que não explica o por que do cancelamento. Na verdade o verdadeiro motivo está relacionado ao presidente da entidade de futebol e do Diretor da Globo esporte ( Empresa do Grupo responsável pela administração de eventos esportivos com contratos a Globo).A CBF se vendeu a rede Globo já que ganharia três cotas de TV tais como, transmissão da TV aberta com cotas maiores em virtude da audiência maior, Cotas da TV fechada, transmissão dos jogos, fora das praças onde ocorrem, com audiência menor, porém com um seleto grupo de alto e médio poder aquisitivo de comprar produtos vinculados a comerciais de TV no horário dos jogos, e uma terceira cota de jogos destinadas a praça onde ocorrem e que seria vendida ao assinante via PPV (Pay-per-view) termo que significa pagando para ver. Está explicado o por que deste contrato exclusivo que mantém de fora outros sistemas de TVs por assinatura tais como DIRECTV, TVA e emissoras como Band, SBT, Record longe do principal evento do esporte brasileiro que é o futebol.
A jogada de Mestre
Com a criação da NET era preciso somente investimentos na área de urbanização, já que para tal feito era necessário abrir buracos em vários pontos da cidade, e para isso a Rede Globo descobriu por acaso um Arquiteto que tinha um mega Projeto de embelezamento da do Município do Rio de Janeiro e que tinha ligações com a política mais precisamente o PFL. Pronto já a Globo já tinha a sua marionete e o nome dele era Luís Paulo Conde. Seu projeto foi financiado pela prefeitura e pela GloboPar e foi batizado de Favela Bairro e Rio cidade. O primeiro consistia em colocação de cabos em áreas menos nobres tais como Irajá, Campinho, Vicente de Carvalho, cujo Slogan era Ordem e progresso. O segundo projeto visava áreas de médio e alto poder aquisitivos tais como Gávea, Copacabana, Leblon, Centro Sul, Barra, Flamengo, Botafogo etc... E não tinha qualquer slogan associado a tal feito. As obras do Rio cidade começaram quando o arquiteto virou prefeito com o apoio maciço da Rede Globo de televisão estava eleito a prefeito o ex-secretário de obras da cidade.
ERA FHC O CRESCIMENTO E PERDÃO DA DÍVIDA DA GLOBO
Quando sobe ao poder Fernando Henrique Cardoso a Globo estava botando em prática um malicioso plano que consistia em fazer do novo governo um sócio das dívidas das Organizações Globo fazendo o governo financiar com juros pequenos, abaixo dos padrões internacionais, e com isso ver a sua dívida em moeda estrangeira diminuir em virtude de uma moeda nacional forte. No primeiro momento agradou a Rede Globo bem como industriais na época, mas com o passar dos anos os industriais principais exportadores começaram a pedir a desvalorização da moeda em virtude de grandes prejuízos em seus balanços coisa que não agradou muito a Rede Globo. O governo pressionado decidiu então desvalorizar a moeda fazendo a dívida das Organizações Globo triplicarem de uma hora para outra foi quando o Sr Roberto Marinho teve a idéia de fazer que o BNDES entrasse como sócio nas organizações Globo, mas como a lei proibia tal feito, por se tratar de uma emissora de televisão, a Globo e o BNDES forjaram uma ajuda de recursos astronômica a NET com o pretexto de ser uma injeção de capital de um sócio, ou seja, o governo Fernando Henrique estava sendo sócio da Globo par ( Sentido do Verdadeiro empréstimo ) com a injeção de milhões de dólares, pronto estava a salvo, em um primeiro momento a Globo par, mas como nada é de graça o governo, junto com o PFL e PSDB, pediram um grande apoio a campanha de reeleição de FHC. A Globo aceitou e a mesma emissora ficou responsável em mostrar as coisas mais belas do Real em seus jornais, novela, comerciais de TV, seriados e etc...
O bode expiatório da vez era o frango em pesquisa encomendada a FIRJAN “descobriu-se” que o povo Brasileiro nunca tinha consumido tanto Frango, comerciais de empresas como a Sadia eram vinculadas após noticiários do “fenômeno” que iam ao ar a todo o momento nas novelas autores se encarregavam de mostrar personagens comendo Frango e derivados e com isso levando a classe excluída a acreditar que FHC era o Rei dos Pobres e excluídos. Na verdade o frango sempre foi à carne mais consumida pela classe excluída em virtude do alto preço da carne bovina no mercado interno, o que obrigava o assalariado escolher entre a carne moída de segunda categoria ou o frango, mas era preciso fazer o povo acreditar que o brasileiro não comia frango e sim carne moída e ovo todo dia o que é um grande absurdo.
O bode expiatório da vez era o frango em pesquisa encomendada a FIRJAN “descobriu-se” que o povo Brasileiro nunca tinha consumido tanto Frango, comerciais de empresas como a Sadia eram vinculadas após noticiários do “fenômeno” que iam ao ar a todo o momento nas novelas autores se encarregavam de mostrar personagens comendo Frango e derivados e com isso levando a classe excluída a acreditar que FHC era o Rei dos Pobres e excluídos. Na verdade o frango sempre foi à carne mais consumida pela classe excluída em virtude do alto preço da carne bovina no mercado interno, o que obrigava o assalariado escolher entre a carne moída de segunda categoria ou o frango, mas era preciso fazer o povo acreditar que o brasileiro não comia frango e sim carne moída e ovo todo dia o que é um grande absurdo.
A VITÓRIA DE FHC E O TRIUNFO DA GLOBO
Como candidatos a presidência o que mais podia ameaçar era LULA o restante passava despercebido pelo eleitorado. O então presidente FHC destinou grandes somas de dinheiro da PREVIDÊNCIA,BNDES, empréstimo do FMI e a máquina do PSDB e PFL para ajudar reeleição, a Globo ficava responsável em mostrar as qualidades acadêmicas de FHC e a “ignorância operária”do lula, e o resultado vocês já sabem com vitória no primeiro turno em virtude de uma moeda mascaradamente forte fez com que o povo e até mesmo grande parte do funcionalismo público federal escolhesse FHC como presidente mais uma vez. Com a vitória a Globo viu se concretizar a ajuda do BNDES e também a diminuição de suas dívidas, mais por pouco tempo, bem como a garantia de mais poder televisivo pelos próximos quatro anos.
BRIZOLA X GLOBO E A MANIPULAÇÃO DA ELEIÇÃO ESTADUAL
Em 1982 a eleição para o estado do Rio pegava fogo e a Globo se sentia ameaçada pela primeira vez em virtude de seu inimigo público número um. O Sr. Leonel de Moura Brizola estaria, na época, liderando as pesquisas, o que atrapalharia a construção do PROJAC em área de proteção ambiental em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O TSE para manipular o resultado junto com o governo contratou uma empresa de apuração de votos (um feito inédito na época) a PROCONSULT cujos donos eram coronéis da ativa e da reserva do SNI e prestavam serviço ao regime militar, a Globo com total conhecimento do fato divulgava os resultados de boca de urna já fraudados e manipulado em quanto a PROCONSULT através de programas de computador fraudulento fazia que votos brancos e nulos fossem computados para o candidato adversário de Brizola. Por mera BURRICE ou esperteza um emissário da empresa foi até Brizola para chantageá-lo em troca de cargos importantes para os indicados do governo militar, Brizola então recorreu a imprensa internacional e a um juiz do TSE para mostrar a fraude, com um mandato em mãos a sede da PROCONSULT foi invadida e a verdade revelada mas até as 21:30 do mesmo dia a Rede Globo mostrava o resultado ainda fraudado. A globo em nota disse que apenas informava o resultado das eleições fornecido por uma empresa terceirizada e contratada pelo TSE, o que é uma grande mentira, pois alguns dias antes misteriosamente é anunciado a empresa dos generais (Situação) para cobrir uma eleição da Oposição e a rede Globo através de Roberto Marinho tinha grandes contatos com os sócios desta empresa.
O APOIO A JOSÉ SERRA E A DERRUBADA DE ROSEANA SARNEY
Segundo alguns historiadores a Rede globo em um primeiro momento teria apoiado a candidata Roseana Sarney à presidente da república nas eleições de 2002 mais teria abandonado tal idéia após denúncias de corrupção e recebimento de dinheiro sujo por seu marido. A verdade é que a rede Globo nunca apoiou tal candidata e sempre ficou com o candidato que saísse da decisão do PSDB e PFL sobre quem concorreria à presidência. Com a pré-candidatura de José Serra ganhando força a Globo teria que apoiá-lo mais não podia agredir a candidata Roseana já que ela era uma candidata da direita que no passado tanto ajudou a Globo. Com a candidatura oficial de José serra a Globo se comportou como uma barata, ou seja, mordia e assoprava a campanha eleitoral de Roseana mostrando coisas boas do Maranhão bem como a força feminina na política na novela das nove. Com isso a globo fazia que a classe excluída, fonte de maior audiência da emissora em se tratando de novelas, mostrasse uma identificação com a candidata. Em quanto isso a mesma emissora mostrava em seu jornal impresso (O Globo) todos os problemas sociais do Maranhão bem como amplas reportagens sobre escândalos financeiros envolvendo ela. Logo a Globo fazia que a classe dominante pressionasse a renúncia à candidatura a presidência por parte de Roseana Sarney ou então a mesma poderia até se candidatar, mas saberia que a classe dominante não a apoiaria o que tornaria inviável seu governo. Não agüentando as pressões Roseana Sarney decidi “desistir” a candidatura deixando caminho livre para a Globo apoiar completamente José serra. A verdade sobre este fato é que Roseana caso insistisse em continuar poderia manchar para sempre qualquer plano individual de se candidatar a um cargo político e a Rede Globo sabendo disso jogou em cima dessa questão fazendo a família Sarney recuar neste sentido para tentar algo futuro até mesmo com um apoio da Rede Globo através de suas afiliadas no Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário