Quem ainda não foi ao Instituto Biológico aqui na cidade de São Paulo,aconselho que vá com urgência,por uma série de motivos. Dentre vários,aicho que só o fato de lá ser uma referência nacional pra pesquisas científicas,já valeria o passeio.
Eu nunca havia ido lá. Soube de sua existência através de uma pequeníssima nota no caderno Paladar da Folha de São Paulo publicado semana passada. O tema do referido caderno era sobre torra de café,e como sou amante inveterado dessa bebida etíope hoje tão abrasileirada,resolvi dar uma atenção maior à reportagem. na página 2,bem lá embaixo,vi uma divulgação sobre o instituto,de sua plantação de café numa área de 10 mil metros quadrados (fiquei deveras surpreso com as medidas do cafezal dentro duma área tão poluída como São Paulo) e que hoje haveria um passeio pela plantação,com direito a colheita,aprendendo sobre todo o processo da fabricação da bebida desde a plantação até a fase final. Fui lá e na portaria fui informado de o evento foi adiado pra amanhã,sei lá eu porque. Mas o sentinela,muito simpático e tendo o conhecimento do quão longe eu havia vindo,disse que eu poderia adentrar o instituto e conhecer suas dependências pra que eu não perdesse a viagem.
Aichei lindo o lugar. Mas mesmo com tanta beleza,não pude deixar de reconhecer poucos passos depois de adentrar o instituto,o jeito PSDB de governar...camaradas,tá lá,inconfundível:casas de vidro (me disseram que há muitos anos serviram de estufa) arrebentadas e estilhaçadas,mas se assemelhando a capelas entristecidas de cemitérios abandonados,com mato,capim e sujeira pra todo lado,um verdadeiro abandono.
Dentre os vários prédios,adentrei somente um (não direi qual é pra não complicar o funcionário,que me atendeu e foi muito solícito aos meus questionamentos). Perguntei a ele sobre a importância nacional do instituto e ele me respondeu que não é nenhum exagero,realmente este atende às demandas científicas de todo o país.
Perguntei então sobre investimentos...aiaiai,meu povo,que tristeza no coração...
Ele me revelou que o governo só atende os custos e o departamento pessoal. Mais nada.
Disse também que há muitos anos não há sequer um centavo pra pesquisas e que todas as inovações vêm de instituições financeiras,de ONG's, e que é uma correria que cansa e que ainda há cientistas que nadam contra a corrente na defesa de suas descobertas científicas sem receber nada além do irrisório salário que recebem. Quem me conhece pessoalmente ou por aqui já devem imaginar que saí de lá triste e de coração partido por tanto desleixo...
Bem,passo aqui pra vcs então o endereço do evento que se realizará lá amanhã.
Instituto Biológico: Av. Conselheiro Rodrigues Alves,1252,Vila Mariana,próximo ao Museu dos Insetos,a partir das 10 da manhã. Pra quem vai de trem e/ou metrô,deve descer na Estação Ana Rosa,bem em frente à rua do instituto.
Compareçam,sem medo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário